Implante peniano: como será a vida após a cirurgia?

Muitos homens sequer sabem que existe implante peniano, mas após conhecerem também querem entender como será a sua vida após a cirurgia.

Muitos homens sequer sabem que existe implante peniano (prótese de pênis), mas após terem conhecimento do fato também querem entender como será a sua vida após a cirurgia. 

Muitos temem que certas funções fisiológicas sejam perdidas ou danificadas, mas veja nesse post como funciona implante peniano.

O que é implante peniano?

Também conhecido como prótese peniana, esse é um dispositivo implantado dentro dos corpos cavernosos do pênis para tratamento da disfunção erétil grave (pacientes que não conseguem uma ereção plena com uso de medicações tipo tadalafila e sildenafila), que pode ser causada por diversos fatores, como Diabetes, Tabagismo, HAS / hipercolesterolemia,  lesões traumáticas, doença de Peyronie e outras deformidades, priapismo isquêmico, entre outros casos.  

🚩Importante: O implante fica totalmente interno, preservando o aspecto do pênis do paciente. 

Para que serve para o implante peniano?

Muitos homens sequer sabem que existe implante peniano, mas após conhecerem também querem entender como será a sua vida após a cirurgia.

Tipos de implantes penianos

Em primeiro lugar, após uma consulta com um urologista/andrologista, o homem passará por uma investigação para esclarecer as possíveis causas da sua disfunção erétil

Para o tratamento da disfunção erétil, a cirurgia de implante peniano é indicada em casos em que o uso de medicamentos orais que incentivam a ereção (inibidores da 5 fosfodiesterase, a reposição hormonal ou até mesmo injeções penianas) não têm surtido efeito.

São três tipos de próteses penianas: INFLÁVEL (Padrão ouro, mais usada nos EUA 🇺🇸),  Maleável (é a mais usada no Brasil 🇧🇷) e articulável. A articulável não é muito eficaz e caiu em desuso.  

Muitos homens sequer sabem que existe implante peniano, mas após conhecerem também querem entender como será a sua vida após a cirurgia.

Implante peniano Inflável

A prótese peniana inflável imita muito bem o funcionamento fisiológico do pênis. É composta por três peças: reservatório, pump (bomba) e cilindros. É a prótese de melhor qualidade, a que tem custo mais alto e a mais usada nos EUA. Alguns bons convênios já estão aprovando a cirurgia implante peniano com esse modelo. As 2 marcas mundialmente conhecidas destas próteses oferecem garantia vitalícia do produto.  É fundamental a consulta/avaliação  com um especialista para avaliar as vias utilizadas para  liberação desses dispositivos, assim como um orçamento que varia de caso para caso. 

Com esta prótese o homem fica com pênis de aspecto natural e tem ereção com uma rigidez excelente na hora que ele quiser ter uma relação sexual. Ao término da relação ele desativa o dispositivo e o pênis fica com aspecto flácido novamente. Ativar e desativar a prótese é simples e o paciente faz discretamente, muitos pacientes não contam que têm a prótese  para parceiras ou parceiros e realmente o fato passa despercebido, sendo elogiados pela performance. 

Reservatório

É colocado na pelve, no espaço de Retzius ou acima da fáscia transversalis e abaixo do músculo reto abdominal. Esse reservatório é preenchido com  soro fisiológico, de 60 a 120ml. 

Pump

Essa parte é conhecida popularmente como bombinha e fica no escroto (saco).  Tem duas partes: uma serve para insuflar, então o paciente aperta e transfere o líquido do reservatório para os cilindros, para deixar o pênis no estado ereto.  Quando o homem não precisa mais da ereção,  vai apertar uma outra parte do pump para o soro sair do cilindro e voltar ao reservatório. Então, o pênis vai ficar novamente no estado em repouso.

A manipulação do pump não causa dor ou desconforto. Como é localizado entre os testículos e um pouco mais para trás, fica bastante discreto e tem fácil manipulação. Ainda assim,  o implante de prótese peniana inflável pode ser um pouco mais difícil de manipular para homens mais idosos, com pior destreza nas mãos, e outros que sofreram lesões que dificultam o pinçamento de partes do corpo com os dedos.

Cilindros

É a terceira parte do dispositivo, que fica dentro dos corpos cavernosos do pênis. Cheios de soro fisiológico, esses cilindros vão produzir o mesmo efeito da ereção, permitindo atingir rigidez no pênis. A temperatura do pênis fica igual a do corpo pois o soro está armazenado no reservatório, dentro da pelve do paciente. O calibre fica bastante satisfatório e a tendência é expandir com o tempo. 

Implante peniano maleável

Esse é o implante de prótese peniana pelo SUS, também conhecida como prótese peniana semirrígida. O implante de prótese de pênis que o convênio da cobertura, em geral, é deste tipo semirrígido/maleável. 

Com o implante de prótese peniana semirrígida, o homem terá implantado em si duas hastes metálicas revestidas por uma camada de silicone, que vai permitir que o pênis fique sempre ereto. Para disfarçar essa rigidez, em momentos além do ato sexual, será preciso encontrar melhores posições para o órgão.

Justamente por não exigir grandes manipulações para a realização do ato sexual, pode ser mais indicada para pacientes idosos e aqueles que sofrem lesões nas mãos e tenham dificuldade de acionar o PUMP. 

Implante peniano articulável

Essa prótese peniana tem várias articulações em sua estrutura para permitir que fique mais dobrada do que a semirrígida. 

O custo dessa prótese está abaixo da inflável e acima da maleável. A desvantagem e a baixa adesão,  é que devido às articulações pode perder um pouco da rigidez axial e não dá descrição satisfatória. 

Como é feito implante peniano?

Para realizar a cirurgia para implante de prótese peniana, o paciente ficará internado em ambiente hospitalar por 12 a 24 horas. O procedimento, com anestesia, vai durar de 45 minutos a uma hora.

Para o paciente que quer entender melhor como se faz um implante peniano, funciona assim: depois que o paciente é anestesiado, o dispositivo é implantado com dilatação e afastamento dos corpos cavernosos, preservando ao máximo possível para que o paciente ainda tenha uma ereção residual.

Após alta do hospital, o paciente poderá voltar às suas atividades, desde que não exijam grande esforço físico, de 48 a 72 horas.

A volta à atividade sexual, após a colocação do implante peniano, pode acontecer entre 4 a 6 semanas.

Dúvidas que os pacientes manifestam sobre a cirurgia implante peniano

Conheça agora as perguntas mais frequentes que surgem no consultório quando o homem é candidato à cirurgia de implantação de prótese peniana:

“Eu vou sentir ou vai ser um dispositivo só para satisfazer minha parceira?”

A sensibilidade é normal. Na cirurgia de implante de prótese peniana, os médicos passam muito longe dos nervos dorsais, que inervam a glande (cabeça do pênis) e do plexo simpático, que é responsável pelo mecanismo ejaculatório.

Então, a sensibilidade, o orgasmo e a ejaculação é igual após a colocação de prótese para pênis.

O que ocorre é o seguinte: o paciente que antes tinham uma impotência grave, tomava remédios, fazia tratamentos e chegava na hora da relação sexual e tinha uma ereção de má qualidade, ao fazer a cirurgia para o implante, quando chegar na hora do sexo, vai ativar a prótese peniana e vai ter uma ereção de boa qualidade.

Essa qualidade de ereção é tão forte quanto uma natural máxima, uma rigidez natural de um homem saudável. Ele vai realizar o ato sexual, ejacular no tempo dele e depois de ejacular poderá até segurar um pouco mais para satisfazer a parceira ou o parceiro.

O fluxo da urina vai ser normal?

Sim, o fluxo de urina será igual a de um homem que não tem prótese peniana. Em pacientes que têm prótese peniana inflável, por exemplo, nos demais momentos do dia a dia, o dispositivo fica desinflado e com o pênis com a aparência semelhante ao natural. Na hora que ele quiser urinar, será totalmente normal porque o canal da urina (uretra) é totalmente preservado nessa cirurgia.

Funções penianas com a cirurgia

Muitos homens sequer sabem que existe implante peniano, mas após conhecerem também querem entender como será a sua vida após a cirurgia.

O  homem pode fazer esportes após a colocação da prótese?

O homem que faz uma cirurgia de implante peniano pode fazer qualquer esporte. A vida é normal.

Como fica a glande após com a cirurgia?

Esse medo de glande murcha (Floppy Glans) é uma exceção e ocorre em menos de 1% dos casos na nossa casuística. Realizamos reabilitação peniana pré-operatória e todas medidas intraoperatórias para isto não acontecer.

Será que minha parceira ou parceiro vai gostar?

Quando os pacientes chegam ao consultório sempre questionam se as parceiras ou parceiros vão perceber ou gostar da relação sexual após o implante peniano. Essa dúvida é muito comum porque os homens dizem que não conhecem ninguém que usa um implante peniano para ter uma referência. Normalmente, quem tem prótese peniana não fica comentando o fato, porque é um tema muito íntimo. 

Mas na consulta com o especialista, o médico poderá falar sobre os resultados dos pacientes que colocaram e todos os questionamentos poderão ser realizados para ter uma segurança maior.

Sobre um possível preconceito de parceiros ou parceiras, o médico pode abordar que atualmente muitas mulheres usam próteses de silicone e são totalmente aceitas por seus parceiros e parceiras.

O implante peniano existe e está à disposição para melhorar a vida sexual dos homens, porque vai proporcionar uma ereção rígida e ainda prolongar a relação sexual para satisfação dos parceiros e parceiras, com satisfação de até 95%.

Palavra do Dr. Túlio

A prótese inflável deve ser indicada para impotência refratária a tratamento, é uma cirurgia que deve ser democratizada devido aos seus resultados muito bons e entre riscos e benefícios, é possível chegar à conclusão que compensa muito!

Saiba mais o assunto nesse vídeo sobre funcionamento da prótese peniana:

Home – Marco Túlio

Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.

Instagram: @dr.mtcavalcanti

Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti

www.drmarcotuliourologista.com.br

 

Leia também

Pornografia digital, NoFap e disfunção erétil: qual a relação?

Pornografia digital, NoFap e disfunção erétil: qual a relação?

Vem crescendo o número de artigos que relacionam o consumo exagerado de pornografia digital com a disfunção erétil. Por outro…
Chip de testosterona: como funciona?

Chip de testosterona: como funciona?

Já ouviram falar em chip de testosterona? Essa tem sido uma forma de tratamento quando os homens estão com um…
Pênis curvo: quando pode ser um problema?

Pênis curvo: quando pode ser um problema?

Muitos homens tem o pênis curvo, mas em alguns casos, essa característica pode representar um problema que vai afetar bastante…
Translate »