Como funciona a prótese peniana?

Conteúdo

Muitos homens chegam no consultório e perguntam: “Dr. como funciona a prótese peniana?” A dúvida é muito comum, especialmente em relação à prótese inflável.

Tipos de Próteses Peniana

Se você tem dúvidas sobre como a prótese peniana age e como vai ficar quando colocar uma, esclareça aqui nesse post.

O que é prótese peniana e para quem ela é indicada?

O implante peniano é uma alternativa para pacientes que têm problemas na funcionalidade no pênis decorrentes da falta de firmeza do membro, o que pode dificultar ou impedir o ato sexual.

É um método indicado quando aqueles menos invasivos, como o uso de remédios para impotência sexual, por exemplo, não surtem os efeitos esperados. Ele também é indicado para homens com idade mais avançada, que, geralmente, possuem condições que não permitem fazer tratamento da disfunção erétil por outras alternativas.

O que é prótese peniana inflável?

Para quem quer entender como funciona a prótese peniana inflável, esse é um dispositivo que está entre as três opções oferecidas para tratamento da disfunção erétil. O dispositivo tem 3 partes: 

Reservatório

É colocado no espaço retropúbico (perto da bexiga), fica interno no corpo. Esse reservatório é preenchido com cerca de 90 ml de soro, que pode variar de acordo com o tamanho da prótese.

Pump

Essa parte da prótese inflável é conhecida popularmente como bombinha e fica no escroto (saco).  

O pump tem duas partes, uma delas serve para insuflar, então o paciente aperta e transfere o líquido do reservatório para os cilindros, para deixar o pênis no estado ereto. 

Quando acabar a relação sexual, e o homem não quer mais que o pênis fique em um estado ereto, tem outra parte do pump que ele vai apertar para o soro sair do cilindro e voltar ao reservatório. Então, o pênis vai ficar no estado flácido, natural, em repouso.

A ereção com a prótese peniana inflável será muito fisiológica, muito parecida com o natural.

Esta manipulação do pump não causa dor ou desconforto, como é localizado entre os testículos e um pouco mais para trás, fica discreto (quase imperceptível) e de fácil manipulação.


Cilindros

É a terceira parte do dispositivo, que fica dentro dos corpos cavernosos do pênis, que é do tecido erétil. Cheios de soro fisiológico, esses cilindros vão produzir o mesmo efeito da ereção, permitindo atingir rigidez no pênis.

Como é prótese peniana: conheça os outros tipos 

Agora que você já conheceu a inflável, que é a mais utilizada, chegou a hora de conhecer os outros dois tipos de próteses penianas que estão disponíveis no mundo clínico. Confira:

1- Prótese maleável

O implante de pênis maleável (semirrígida) consiste na utilização de duas hastes metálicas que são revestidas por uma camada de silicone, sendo capaz de deixar o pênis em estado permanente de ereção. 

Porém, esse tipo de prótese de pênis possui uma certa maleabilidade e acomoda o membro na roupa com alguma discrição. É como se tivesse sempre com pênis ereto, dá pra acomodar na calça de alguma forma a escolha do paciente. 

2- Prótese articulável

Essa é uma prótese para pênis que pode ser dobrada mais facilmente que a maleável por conta das articulações que ela possui. Dessa maneira, ela pode ser ocultada de forma mais simples. Pouco usada e está saindo  “de linha” tem rigidez restrita e ocultabilidade que não justifica o uso frente a maleável. 

É possível ter ereção depois do implante da prótese peniana inflável, maleável ou articulável?

Uma pergunta frequente dos pacientes é: “Dr., eu vou poder ter um pouco de ereção? Eu tinha um pouco de ereção antes de colocar a prótese. Essa ereção ainda vai existir?”

Sim, a ereção residual ainda vai existir após a colocação das próteses penianas. No implante da prótese peniana, é preservado o máximo de tecido cavernoso, para que o paciente tenha uma ereção suplementar.

Para que serve a prótese peniana?

A prótese peniana é o dispositivo que vai possibilitar que o paciente que não tinha ereções ou apenas ereções de má qualidade satisfaça o seu desejo de penetrar quando quiser ter relações sexuais.

Se o paciente está prestes a ter relação sexual, ele ativa o dispositivo da prótese discretamente. O dispositivo pode ser “semi”  ativado antes do encontro também.  Os pacientes que optam por esse, entre os três tipos de próteses penianas, são treinados para usar o dispositivo em segundos.

O relato no consultório é que em uma relação casual, a parceria nem percebem que o homem tem uma prótese.

Muitas vezes, esses pacientes até são elogiados pelo seu desempenho sexual porque vão ficar com uma ereção plena após colocação da prótese pelo tempo que quiserem.

Inclusive, poderão ter ejaculação e orgasmo e ainda permanecer com o pênis rígido para satisfazer a parceria.

O uso da prótese peniana é muito satisfatório, tem de 90% a 95% de aceitação dos homens que usam e das parcerias.

Para quem quer entender como funciona prótese peniana, a inflável é uma entre as três opções oferecidas para tratamento da disfunção erétil.

Como é o procedimento do implante peniano?

A cirurgia de prótese peniana é realizada em ambiente hospitalar, com internação de 12 a 24 horas. A duração do procedimento gira em torno de 45 minutos a 1 hora.

O retorno para as atividades sexuais pode acontecer em aproximadamente 30 a 45 dias.

É importante que a equipe que vai realizar a cirurgia peniana seja especializada nesse tipo de procedimento para maximizar os resultados.

Espero que o texto tenha esclarecido a dúvida de muitos homens. Nesse espaço, teremos sempre informações sobre esse tema e a saúde masculina em geral, com assuntos como  reposição hormonal.

Leia também:

➤ Prótese peniana: vantagens e desvantagens

Como funciona o Viagra?

Injeção para ereção

Home – Marco Túlio

Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.

Instagram: dr.mtcavalcanti 

YouTube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti 

Leia também

Pênis inchado: pode ser alguma doença?

Pênis inchado: pode ser alguma doença?

Um pênis inchado pode ser sinal de infecções, inflamações e até traumas, pode trazer dor e muito desconforto. Veja nesse…
Varizes no pênis: isso realmente existe?

Varizes no pênis: isso realmente existe?

Muitos homens percebem que têm veias saltadas no órgão sexual e imaginam que estão com varizes no pênis. Nem sempre…
Pênis sensível: 4 motivos que levam a esse desconforto

Pênis sensível: 4 motivos que levam a esse desconforto

Sentir o pênis sensível em algumas situações é normal, porém, certas condições vão potencializar muito essa sensibilidade e será mais…
Translate »