Fibrose peniana: conheça causas e tratamento

Conteúdo

Sabe o que é fibrose peniana? Os homens podem pensar que é algo muito técnico, só compreensível para os profissionais de saúde, porém, é um problema mais comum do que se imagina.

Vamos ver neste post o que é fibrose peniana, causas e tratamento.

O que é fibrose peniana?

A fibrose é a substituição de um tecido saudável de qualquer parte do corpo por um tecido cicatricial e disfuncional. Podem ocorrer fibroses no coração, no pulmão e em outras áreas. Quando acontece no órgão sexual masculino é conhecida por fibrose peniana.

Muitos pacientes têm fibrose peniana e não sabem que é disso que se trata as características que começam a perceber no próprio pênis.  Para que o homem entenda melhor o que é esse problema, é importante começar a responder  algumas perguntas: 

  • O pênis encurtou?
  • O pênis afinou um pouco mais em um determinado ponto ou de forma geral?
  • Ficou com uma curvatura mais acentuada, para baixo, para cima ou para os lados?
  • Sente uma certa dor no pênis?
  • Percebeu que o órgão sexual está com um carocinho ou espessamento?

Se disse sim a qualquer uma dessas perguntas, é importante ficar atento porque são indícios de que pode estar com uma fibrose peniana, que pode se apresentar de forma leve,  moderada e grave. Em alguns casos, essas placas cicatriciais podem até calcificar.

Na parte interna do órgão sexual, essa fibrose não permite a dilatação do pênis de forma funcional durante a ereção. 

Se a fibrose ocorrer na parede interna do pênis, na região conhecida como túnica albugínea, vai degradar a elastina do órgão sexual. O lado que está fibrótico vai fazer o pênis entortar em sua direção, fazendo surgir curvaturas para vários lados.

Além das curvaturas, as fibroses penianas podem provocar o encurtamento e afinamento do pênis.

Essa placa fibrosa peniana precisa ser identificada precocemente, porque quando o tratamento é realizado em estágios iniciais do problema, a fibrose peniana tem cura em boa parte dos casos.

Quais são as causas da fibrose peniana?Falta de oxigenação dos tecidos Diabetes: paciente têm falta de oxigenação nas extremidades, como nos pés, mãos pênis Priapismo: ereção forte e prolongada por muito tempo Após uma prostatectomia radical: cirurgia de retirada da próstata Traumatismos Relação sexual Masturbação Rolar sobre o órgão sexual ereto durante uma ereção noturna Ereção forte com pênis “preso” na cueca, etc

Normalmente, a fibrose peniana costuma aparecer em homens a partir de 40 anos, mas há casos de homens mais jovens com esse problema.Vai ocorrer por duas causas básicas:  falta de oxigenação dos tecidos e traumatismos. 

Casos de fibrose peniana por falta de oxigenação podem ocorrer em pacientes diabéticos (que já têm falta de oxigenação nas extremidades, como nos pés e mãos), que tem priapismo (ereção forte e prolongada por muito tempo) ou realizou uma prostatectomia radical.

As fibroses por traumatismos podem ocorrer das mais diversas maneiras e nas situações mais corriqueiras, por exemplo, quando o paciente está dormindo, tem uma ereção noturna e rola na cama; quando está com uma ereção forte e o pênis está preso na cueca; na penetração sexual e masturbação, quando o pênis pode sofrer pequenos traumatismos.

Uma grande fratura de pênis ou até mesmo as microlesões podem deflagrar a  Doença de Peyronie, que atinge homens acima de 40 anos.

Para diagnosticar o problema, o urologista irá fazer o  exame físico com palpação do local para verificar se há fibrose no pênis. Porém, deve pedir também um exame de imagem, que é o doppler peniano, com fármaco ereção, para poder investigar mais profundamente.

Ebook reposição hormonal

Tratamento para fibrose peniana

O tratamento para esse problema deverá ser realizado a partir do grau e estágio em que se encontra, com avaliação do médico urologista.

Fibrose com grau leve

Quando está em seu estágio inicial, com placa ainda no grau leve, é possível tratar fibrose peniana com remédio e mudanças de estilo de vida, para aumentar a oxigenação do pênis, ou seja, aumentar a circulação sanguínea do corpo todo e da área atingida.

No quesito mudanças de hábitos de vida, o paciente deve evitar o tabagismo, ter alimentação mais balanceada e começar a praticar exercícios físicos. Com isso, as artérias do pênis vão exercer melhor a sua função.

O remédio para fibrose peniana será da linha dos inibidores da 5 fosfodiesterase (Vardenafila, Tadalafila, Sildenafila, etc), que também vai servir para melhoria da função erétil. Porém, um cuidado importante é que precisam ser prescritos pelo urologista / andrologista, que vai indicar a dose correta individualmente.

Além disso, é importante também tentar evitar novos traumas, ou seja, só ter relação sexual com pênis na capacidade máxima de sua ereção e com boa lubrificação, adotar formas de masturbação que  não traumatizem o pênis e até tomar mais cuidado com a posição de dormir.

Fibrose em grau moderado

Quando a fibrose ocasionou uma curvatura maior do pênis,  afilamento, deformidades podendo ou não levar a graus variados de escape venoso, que não permite um ereção eficiente, as medidas de tratamento devem ser mais rígidas.

Além do aumento da oxigenação e evitar os traumas, o paciente também pode fazer tratamento de tração peniana. 

Essa fisioterapia para fibrose peniana pode ser realizada por meio de extensores, exercícios, terapia com ondas de choque de baixa intensidade  e bomba peniana.

Veja mais neste vídeo:

Fibrose peniana grave

A fibrose grave é caracterizada quando a curvatura já está sedimentada, com agressão grande ao tecido peniano, substituindo totalmente o tecido normal por um tecido inelástico, que provoca perda do tamanho, do calibre do órgão sexual, deformou o pênis e até ocasionou perdas na função erétil de forma severa. 

Para esse grau de fibrose peniana, o tratamento deve ser cirúrgico, para que seja realizada a reconstrução daquela área do órgão.

A técnica que mais tem sido promissora para a correção das fibroses têm sido múltiplas incisões na placa fibrótica, para promover a expansão dos tecidos do pênis, conhecida como Técnica de Egydio (técnica da expansão da túnica albugínea). Nestes casos, também será necessária a colocação de uma prótese peniana.

Conclusão

Os homens devem entender mais sobre a própria saúde sexual, começar a perceber alguns sinais do corpo e não ter receio de buscar ajuda de um especialista. 

Uma dica é que façam sempre uma apalpação do pênis, para identificar se tem alguma formação diferente no órgão. Mesmo em casa, é possível identificar as fibroses devido à sua consistência, que é um nódulo endurecido. Já as fibroses menores, provavelmente, o paciente só conseguirá saber depois de uma ida ao médico e a realização de exames de imagem.

As consultas de rotina com urologista são essenciais para os homens porque, em geral, o que se percebe é que eles acabam conhecendo menos o próprio corpo do que as mulheres que já são acostumadas a ir ao ginecologista desde muito jovens.

Quando o homem busca ajuda de forma precoce, a fibrose peniana tem tratamento e os resultados são bons.

Home – Marco Túlio

Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.

Instagram: @dr.mtcavalcanti

Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti

www.drmarcotuliourologista.com.br

Leia também

Infertilidade masculina: reposição hormonal pode influenciar?

Infertilidade masculina: reposição hormonal pode influenciar?

São muitas as razões que levam um homem a sofrer um declínio de testosterona e começar uma reposição hormonal, mas…
Injeção para ereção: quando deve ser indicada e como deve ser feita?

Injeção para ereção: quando deve ser indicada e como deve ser feita?

A injeção para ereção é uma das abordagens utilizadas como tratamento da disfunção erétil.  Saiba neste post para quem esse…
Impotência sexual pode ser genética? E quais outras causas?

Impotência sexual pode ser genética? E quais outras causas?

Atualmente, já existem diversos estudos averiguando se a impotência sexual pode ter uma causa genética. Essa pode ser uma luz…
Translate »