Doença de Peyronie

doenca-de-peyronie

O que é doença de Peyronie?

A doença de Peyronie é um distúrbio do tecido conjuntivo do órgão sexual masculino, que envolve o crescimento de placas fibrosas sob a pele (na túnica albugínea), podendo deformar o pênis de várias formas.

A doença de Peyronie (curvatura ou deformidade peniana adquirida)  pode ser observado principalmente em homens acima dos 40 anos de idade, geralmente por traumas ou microtraumas durante as relações sexuais.

As referencias mais comuns dos pacientes quanto ao início do problema são?

– “Dr de repente notei um nódulo no meu pênis”

-“Dr de repente notei que as ereções estavam dolorosas, achei nódulo no meu pênis e meu pênis estava entortando ”

-“Dr, do nada acordei e notei que meu pênis estava mais torto e encurtou”

-“Dr, meu pênis encurtou, afinou e as ereções ficaram fracas”

Estes são alguns exemplos de situações muito comuns no nosso consultório.

A causa da doença de Peyronie mais aceitas são microtraumas ou traumas durante as relações sexuais, ou até na masturbação e ereções noturnas.

Embora uma pequena curvatura seja considerada normal na maioria dos pênis, aproximadamente 5% dos homens podem desenvolver a doença de Peyronie.

Essa é uma condição que pode abalar muito o estado psicológico do homem, afetando a autoestima, autoconfiança, qualidade de vida e  felicidade.

Por motivos de desinformação, medo ou vergonha de procurar um profissional especializado para o tratamento adequado, acabam comprometendo seus relacionamentos, deixando de usufruir de uma vida sexual saudável e feliz, com mais qualidade de vida.

Doença de Peyronie tem tratamento! É possível recuperar sua autoestima, autoconfiança, qualidade de vida, felicidade!

Principais sintomas da doença de Peyronie

• Formação de tecido de cicatriz (fibrose), também chamado placa, este tecido de cicatriz pode geralmente ser sentido através da pele na palpação;

• Diminuição da qualidade de ereção: o pênis curvado pode agravar ou provocar a disfunção erétil;

• Ereções dolorosas: no início da doença, conhecida como fase inflamatória, as ereções podem ser dolorosas;

• Dificuldade ou impossibilidade de manter relações sexuais – devido ao grau de deformidade provocado pela doença;

• Curvatura peniana: devido à ocorrência da fibrose em determinada parte do pênis, a membrana passa a apresentar menor elasticidade nesta área acometida, provocando a curvatura;

• Afinamento do pênis: a doença pode se apresentar também como uma constrição da túnica, levando ao afinamento do pênis;

• Acinturamento do pênis: pode ocorrer da placa acometer toda a área ao redor do pênis, provocando um afinamento de toda a circunferência do pênis;

• Diminuição do tamanho do pênis: o tecido da cicatriz (placa fibrótica) também pode causar encolhimento ou encurtamento do pênis.

Quais as fases dessa doença do pênis?

1) Fase inflamatória caracteriza-se por curvatura peniana progressiva, associada ou não à dor durante as ereções e com placa ou nódulo abaixo da pele, palpável ou não. Esta fase é passageira (em geral 6 meses) e é onde se fazem os tratamentos clínicos com medicamentos com anti-inflamatórios, analgésicos (sintomáticos). As medicações antioxidantes e vitaminas para melhorar a curvatura não tem bons resultados.

2) Na fase de fibrose – cicatrização, é quando a cicatriz está presente, a deformidade peniana já está definida e estável. Normalmente, a cirurgia é indicada quando o paciente tem dificuldade de penetração.

Qual o exame deve ser feito para uma avaliação dessa doença no pênis?

USG Doppler peniano com Fármaco Indução.

Na nossa clínica temos esse recurso fundamental onde avaliamos:

• A espessura e extensão da placa de fibrose;

• Grau de Curvatura;

• Presença de afilamento, indentação;

• Presença de calcificação da placa;

• Presença de calcificações dentro do corpo cavernoso;

• Avaliação do fluxo sanguíneo peniano e qualidade de ereção;

• Presença de Escape venoso;

• Avalia-se manualmente a presença de instabilidade axial.

Qual o tratamento para a doença de Peyronie?

Podemos dividir em 3 categorias.

Clínico

Em geral usado na fase aguda da doença.

Pode ser feito coquetel de medicações antioxidantes que visam evitar a progressão da doença.

+

Ondas de Choque de baixa intensidade: Para estabilização da placa de Peyronie e melhora da dor.

+

Terapia de tração (associação de vacuoterapia e extensores penianos especializados).

Em geral o tratamento clínico é feito na fase aguda e para pequenos defeitos, visando diminuir a chance de progressão da doença e melhora de curvaturas pequenas.

Injetáveis

A aplicação de medicação diretamente na placa visando dissolve-la e a associação com tração peniana é uma alternativa para casos selecionados.

Atualmente há apenas 1 medicação aprovada no FDA para este fim, o Xiaflex. É um tratamento de altíssimo custo e ainda assim não temos resultados muito satisfatório.

Cirúrgico

Para escolher o tipo de procedimento a ser realizado, avaliamos o grau de curvatura, a função erétil e o tamanho do pênis do paciente.

Dentre as diversas técnicas descritas e validadas internacionalmente para correção  da doença de Peyronie, utilizamos sempre a mais adequada para cada caso de forma individualizada. Visando a correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis.

Em geral a técnica mais utilizada é a de múltiplas incisões na placa peniana (Egydio’s Techinique), método baseia-se em princípios geométricos para alongar e recuperar o maior tamanho e diâmetro possível do pênis, até o limite máximo dos nervos, vasos e uretra. Isso garante uma maior satisfação dos pacientes, pois é raro o homem lidar bem com a diminuição do pênis, e recuperá-lo é tão importante quanto tratar a doença. Conseguimos também uma boa rigidez axial devolvendo a capacidade plena para uma relação com penetração.

Todos os pacientes operados pelo Dr. Marco Túlio têm acesso ao celular pessoal do médico para tirar qualquer dúvida que venha a surgir no pós-operatório, garantindo assim uma assistência completa para o seu caso.

Dr. Marco Túlio Cavalcanti doença de peyronie cirurgiaDr. Marco Túlio Cavalcanti doença de peyronie cirurgia

dr. marco tulio cavalcanti membro titular

Segunda a Sexta-feira
08h00 às 19h00