Prótese peniana: conheça os tipos e como funcionam

Prótese peniana: conheça os tipos e como funcionam

A prótese peniana é considerada uma opção segura e eficiente para resgatar a vida sexual de um homem que sofre de grave disfunção erétil.

Conheça diversos modelos modernos que podem devolver uma função sexual normal e resgatar o prazer conjunto de muitos casais.

O que é prótese peniana?

A prótese de pênis não é como se fosse um pênis artificial, mas sim um dispositivo que é colocado dentro do órgão sexual masculino para tratar a disfunção erétil.

Porém, muitos homens, sequer sabem que a opção existe, como esse dispositivo funciona ou manifestam algum tipo de preconceito em usar. Boa parte dos homens, são muito desinformados sobre a própria saúde.

As próteses penianas podem ser de três tipos: prótese peniana maleável, inflável e articulável. São indicadas quando os homens não estão conseguindo obter uma ereção firme o suficiente para uma relação sexual com penetração.

Essa disfunção erétil ou impotência sexual, que é um problema que pode atingir os homens acima dos 50 anos devido a causas orgânicas ou psicogênicas, pode ser tratada com diversas abordagens que vão de medicamentos, como remédios via oral e injeções penianas ou uso de aparelhos de vácuo, que usam a sucção para puxar sangue para o pênis.

Porém, cerca de 35% dos homens com disfunção erétil não respondem bem a medicamentos como o Viagra (Sildenafila ) ou Cialllis (Tadalafila).

Normalmente, essa cirurgia peniana para colocação de próteses é indicada quando não há boa resposta aos demais tratamentos.

A doença de Peyronie, que é a doença do pênis curvo e também produz problemas eréteis,  pode motivar um homem a buscar um implante peniano para melhorar a vida sexual.

Outro motivo para a indicação dessa cirurgia de pênis é para casos em que o órgão precisa ser “construído” ou reconstruído, a faloplastia.

O médico vai considerar alguns fatores para decidir o modelo que será implantado:

 

  • Idade do homem e da (o) parceira (o);
  • Tamanho do pênis, glande e escroto;
  • Histórico médico e cirúrgico;
  • Tipo e tamanho do corpo;
  • Saúde em geral.

Prótese peniana: vantagens e desvantagens

O implante peniano pode ser realizado em pacientes com idade entre 21 e 92 anos e leva em consideração a saúde geral do homem e as causas de sua disfunção erétil.

Para decidir pela colocação de uma prótese, é preciso revisar o histórico médico do paciente, é válido dizer que:

  • Certas doenças podem trazer riscos à cirurgia; 
  • É preciso fazer os exames urológicos completos;
  • Avaliar a situação com médico e, se for o caso, envolver a (o) parceira (o) na decisão.

Mas caso a dúvida do homem seja se a colocação de uma prótese peniana vale a pena, a principal resposta é sim. Vale muito para resgatar a função sexual e autoestima dos homens.

E por mais que o implante peniano se trate de uma cirurgia, há muito mais vantagens do que desvantagens para os resultados que um paciente espera.

A primeira vantagem é que ele vai resgatar a capacidade de uma ereção firme para uma relação sexual completa, com penetração, orgasmo e ejaculação. Com isso, ganha também o resgate da confiança de que vai ter uma relação sexual satisfatória. 

É importante saber que, com o implante de prótese peniana, o homem pode manter uma excelente atividade sexual independentemente da idade avançada.

Mas se precisarmos destacar uma desvantagem da colocação da prótese é que se trata de uma cirurgia, que vai envolver cuidados, especialmente no pós-operatório. É preciso cuidar de riscos como infecções, rejeição da prótese (erosão), falhas mecânicas e complicações locais.

Como funciona prótese peniana?

Hoje existem 3 tipos de próteses penianas para sanar o problema de homens que estão com uma disfunção erétil crônica: a prótese peniana maleável ou semirrígida,  prótese peniana inflável de 3 peças (reservatório, cilindro e bomba) e prótese articulável.

Cada implante de pênis será adaptado ao corpo, terá um tipo de funcionamento e poderá ser indicado de acordo com determinadas situações. O especialista vai investigar caso a caso e sugerir qual o melhor modelo.

Disfunção erétil saiba tudo sobre esse assunto

Conheça mais sobre os 3 tipos de prótese de pênis:

Próteses penianas semirrígidas ou maleáveis

As próteses penianas maleáveis (ou semirrígidas) são hastes colocadas dentro das câmaras de ereção do pênis.

São constituídas por filamentos de uma liga metálica envolvidos por silicone sólido biocompatível, permitindo uma rigidez e maleabilidade satisfatória do pênis, de modo que o órgão possa permanecer na posição desejada pelo homem.

A indicação dessa cirurgia de prótese peniana é para pacientes que estão com pouca habilidade nas mãos, com lesões na medula espinhal ou bastante idosos, porque exigem menos destreza manual.

Normalmente, essas próteses ficam posicionadas para baixo, nos momentos de repouso. Durante o ato sexual, o homem posiciona a prótese para cima.

O custo da prótese peniana semirrígida é muito mais baixo que as infláveis, porém, com esse tipo de “pênis de silicone”, o órgão fica com a aparência sempre semirrígida, pouco natural. 

Próteses penianas infláveis

Essa prótese é a que deixa o pênis mais próximo da aparência natural, vai garantir ótima rigidez e nada vai ficar aparentando um processo artificial. Apenas um pequena cicatriz vai revelar a existência da prótese. 

Pelas grandes vantagens, tem preço superior ao modelo maleável.

Essa prótese peniana inflável tem dois cilindros conectados (bomba e reservatório), que serão colocados no corpo por meio de uma cirurgia.

Esses modelos, que são disponíveis no mercado brasileiro, estão entre as mais reconhecidas do mundo. 

As fabricantes norte-americanas Coloplast e AMS impõe aos implantes um rigoroso controle de qualidade e dão garantia vitalícia.

Modelos mais recentes, garantem, inclusive, cilindros que podem aumentar a espessura, comprimento e rigidez do pênis.

Nesses modelos, conhecidos como prótese peniana inflável de 3  peças, devido a 3 componentes diferentes, têm dois cilindros, que são introduzidos no pênis e conectados por tubos a um reservatório separado de solução salina, que ficará implantado no abdômen inferior, sob os músculos do reto. A bomba vai ficar  no escroto e o reservatório fica dentro da região suprapúbica.

Na hora da relação sexual, o homem vai apertar a bombinha, então o soro do reservatório é transferido para os cilindros, que preenchem o pênis para que o órgão fique ereto e rígido.

Com a prótese, os tecidos cavernosos são preservados, para quem ainda tem um pouco de ereção, que também poderá ocorrer em paralelo ao estímulo artificial.

Se quer deixar o pênis flácido novamente, basta que o homem aperte uma única vez o botão da bombinha da prótese peniana inflável, para que o soro que enrijeceu o pênis volte aos cilindros. 

Todo o processo é muito parecido com o processo natural do corpo. 

Prótese peniana articulável

O modelo articulável  pode ser dobrado mais facilmente que a prótese peniana maleável,  ajuda na melhoria da rigidez e no aspecto do pênis.

Como também é revestido de silicone, pode ajudar no disfarce da ereção. 

O implante peniano articulável pode oferecer aos pacientes um pouco mais de facilidade de posicionamento, porém, ao mesmo tempo possui menor rigidez vertical devido às seções articuladas.

Além disso, para essa prótese peniana, o preço é maior do que o do modelo maleável, é menos popular que os demais modelos e a utilização também é restrita.

Como é o pós-operatório?

O procedimento é realizado com anestesia, que pode ser tanto anestesia local + sedação, raquianestesia ou anestesia geral. Cada caso, exige um procedimento diferente.

O procedimento cirúrgico é rápido, pode durar de 45 minutos a 1h15, com internação de 12 a 24 horas.

A volta da atividade sexual fica em torno de 30 a 40 dias após o procedimento.

A sensibilidade do pênis fica normal após o implante da prótese, portanto, tanto sensação de prazer, orgasmo e ejaculação serão normais.

O fluxo de urina também é normal após a colocação da prótese, porque durante a cirurgia, nenhum tecido é retirado.

Conclusão

O principal cuidado para um homem que está pensando em fazer um implante é buscar um especialista sério e competente, que vai esclarecer todos os pontos da decisão de uma cirurgia de prótese peniana para recuperação da ereção.

Na consulta, o médico vai explicar o que é, quanto custa uma prótese peniana, qual o melhor modelo para cada caso e informar tudo sobre o procedimento.

Essa conversa poderá ter o envolvimento de parceiros, caso existam, porque esse apoio também pode ser importante para a tomada de decisão. 

Home – Marco Túlio

Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.

Instagram: dr.mtcavalcanti 

Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti 

www.drmarcotuliourologista.com.br

Leia também

Disfunção erétil: tratamento pode resolver o problema

Disfunção erétil: tratamento pode resolver o problema

A disfunção erétil tem tratamento. Essa é a resposta que o homem vai encontrar em um consultório de um urologista/andrologista. …
Disfuncão erétil: saiba tudo sobre esse assunto

Disfuncão erétil: saiba tudo sobre esse assunto

A disfunção erétil aparece como um das maiores preocupações masculinas. E não é para menos, segundo estudos da Sociedade Brasileira…
Prótese peniana: conheça os tipos e como funcionam

Prótese peniana: conheça os tipos e como funcionam

A prótese peniana é considerada uma opção segura e eficiente para resgatar a vida sexual de um homem que sofre…
× Como posso te ajudar?