Tratamentos

Andrologia

O que é andrologia?

Derivada da palavra grego “andros”, a andrologia é uma especialidade da urologia que se concentra nas condições e tratamentos relacionados à fertilidade e sexualidade masculina.

A andrologia vai cuidar de problemas relacionadas ao órgão sexual masculino, como disfunção erétil (impotência sexual), Doença de Peyronie, Testosterona baixa (Andropausa – DAEM  Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino),  testículos que não desceram (criptorquia), Pênis torto, Varicocele (Varizes Escrotais) correção de fimoses, Micropênis, DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis  etc.

Conheça os principais problemas tratados pela andrologia:

Disfunção erétil (impotência sexual)

Quando um homem não consegue manter ou atingir uma ereção de qualidade, com a rigidez suficiente para a penetração sexual pode ser avaliado com disfunção erétil

As causas para deflagrar o problema podem ser tanto de ordem física como psicológicas. 

São diversos fatores que irão levar ao problema, desde questões hormonais, vasculares, neurogênicas, medicamentosa, doenças como diabetes ou hipertensão, tratamentos de câncer, tabagismo e outros problemas. Além de causas psicológicas, como ansiedade de desempenho.

Estudos da Sociedade Brasileira de Urologia, apontam que pelo menos 50% dos homens vão apresentar o problema em algum grau acima dos 40 anos.

Deficiência hormonal masculina

O principal hormônio que promove saúde física e sexual nos homens é a testosterona. Quando há algum desequilíbrio nessa parte hormonal, o homem poderá ser afetado de várias maneiras.

A testosterona atinge um pico na adolescência e no início da idade adulta, porém, após os 40 anos, os índices desse hormônio vai caindo em média de 1% a 2% a cada ano.

Quando o homem está com níveis baixos de testosterona,  uma condição conhecida como hipogonadismo,  essa alteração vai provocar diversas alterações em seu organismo, que podem provocar perda da libido, disfunção erétil, cansaços, desânimo, irritabilidade, aumento de gordura, diminuição da força etc.

Nestes casos, o tratamento indicado  é a reposição hormonal com testosterona bioidêntica. 

Infertilidade 

Dados apontados pelo Ministério da Saúde apontam que a infertilidade atinjam 10% a 20% dos casais em idade reprodutiva do Brasil. Desses casos, 30% são causados por fatores masculinos.

A andrologia também cuida do processo reverso que é quando os homens não querem mais ter filhos e desejam uma cirurgia de vasectomia.

Doenças Sexualmente Transmissíveis

A andrologia também trata os homens de doenças sexualmente transmissíveis, que são aquelas que podem ser contraídas por contato sexual.

As doenças mais conhecidas são:

  • HPV (Papiloma Vírus Humano): afeta a área genital e a mucosa oral;
  • Uretrites (corrimentos uretrais – gonorréia, ou por Clamídia);
  • Sífilis: doença infecto contagiosa sistêmica (acomete todo o organismo), que evolui de forma crônica (lenta) e que tem períodos de agudização (mais agudo) e períodos de latência.
  • Cranco Mole, 

Quais são as causas mais comuns da infertilidade masculina?

Os problemas mais comuns que causam infertilidade masculina podem ser fruto de:

  • Fatores hormonais e genéticos;
  • Obstrução do canal por onde passam os espermatozoides;
  • Criptorquia (testículos que não desceram);
  • Varicocele (veias com dilatação anormal no testículo);
  • Lesões ou cirurgias anteriores nos testículos;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Infecções (urinárias, prostatites e uretrites);
  • Tratamentos como quimioterapia o radioterapia;
  • Diabetes.

Quando podemos considerar que um homem está na andropausa?

O nome correto para o que chama-se popularmente de andropausa é Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), que é caracterizada pela queda da produção do hormônio testosterona no organismo do homem.

Essa redução hormonal costuma ocorrer após os 40 anos e pode trazer sintomas como: fadiga, alterações no humor, perda de libido, diminuição de massa muscular e óssea, aumento da gordura abdominal, distúrbios de sono, perda de memória, desânimo, etc.

O que é doença de Peyronie?

Quando o homem tem essa patologia, a doença de Peyronie, uma fibrose ou até mesmo uma calcificação vai se desenvolver na parede interna do pênis (túnica albugínea).

Essas fibroses vão produzir um tecido cicatricial inelástico que provoca uma curvatura anormal do pênis.

Muitas vezes, essa curvatura vai inviabilizar totalmente a relação sexual. O problema também poderá levar a uma disfunção erétil ou já estar associada com uma disfunção erétil.

Quais são os tratamentos para infertilidade masculina?

Algumas doenças, como a varicocele, podem exigir tratamento com procedimentos cirúrgicos. 

Homens já vasectomizados também podem planejar uma reversão da vasectomia.

Já em outros casos, tratamentos medicamentosos podem melhorar a qualidade do esperma, quando há deficiências hormonais relacionadas.

Quais são os tratamentos para melhorar a libido do homens?

Ter uma vida saudável, com alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos, uma qualidade de sono adequada, controle do estresses,  evitar uso de cigarros, álcool e drogas contribuem bastante com a libido masculina.

Porém, quando os homens estão com problemas hormonais podem necessitar de 

uma reposição hormonal para corrigir os níveis da testosterona, que também pode afetar a libido, se estiver em níveis baixos no organismo.

Quais os tratamentos para impotência sexual?

A disfunção erétil pode ter várias causas e vai exigir tratamentos diferenciados de acordo com a extensão do problema, como:

  • Terapia Sexual; 
  • Tratamentos medicamentosos: uso de substâncias que ajudam na irrigação peniana e melhoram a ereção;
  • Reabilitação peniana: fisioterapia do assoalho pélvico, vacuoterapia, etc;
  • Tratamento com ondas de choque;
  • Injeções penianas;
  • Implante de próteses penianas.

 

Conclusão

A andrologia pode melhorar muito a qualidade de vida e sexual dos homens. Se tem alguns dos problemas citados acima, busque a melhor orientação.

Agende sua consulta

Segunda a Sexta-feira
08h00 às 19h00

Translate »