Marco Tulio Urologista
Logo Instituto Cavalcanti
Instituto Cavalcanti

Cirurgia de Peyronie: quando optar por essa abordagem?

A cirurgia de Peyronie é uma abordagem médica indicada quando o paciente tem a doença de Peyronie ou doença do pênis torto.

Entenda neste post que tipos de procedimentos cirúrgicos são oferecidos caso a caso.

O que é a Doença de Peyronie?

Antes de falar sobre a cirurgia, vamos abordar um pouco da Doença de Peyronie, também conhecida como a doença do pênis torto ou curvo.

Especialmente após os 40 anos, muitos homens podem perceber que, durante a ereção, o pênis passou a ter uma curvatura que antes não existia.

Essa doença impacta a túnica albugínea do pênis, que é a parede interna do pênis e que mantém o sangue represado para proporcionar rigidez e elasticidade durante a ereção. Quando o paciente tem essa patologia, o pênis possui uma fibrose ou até uma calcificação nesta parede interna do pênis.

A doença do pênis curvo é ocasionada, especialmente, por microtraumas que ocorrem durante o ato sexual, quando o órgão não está suficientemente ereto. Essa condição pode gerar algumas dobras durante a penetração, que vão produzir pequenas fissuras que podem formar um tecido cicatricial e ocasionar a curvatura. Conheça os sintomas:

Porém, acidentes ou até movimentos durante o sono, como virar com o pênis ereto,  também poderão levar ao problema.

Essas curvaturas poderão ser para um lado só, para cima, para lado ou para baixo, ou serem formadas em várias direções. Quanto mais curvaturas, mais a vida sexual do paciente poderá ser comprometida, porque devido à angulação do órgão não será possível realizar a penetração.

Na fase aguda da doença, o paciente, além de perceber a curvatura, também poderá sentir dor. Essa condição é grave, poderá provocar encurtamento e afilamento do pênis e até levar à disfunção sexual.

infográfico doença de Peyronie

Como é feita a cirurgia de Peyronie?

A cirurgia de Peyronie é indicada quando o paciente já está como a curvatura do pênis estabelecida, ou seja, já está na fase crônica. São diversos tipos de técnicas cirúrgicas que podem ser oferecidos a um paciente que tem a Doença de Peyronie.

Para tanto, o paciente deverá procurar o andrologista para uma avaliação clínica completa.

Um ponto que merece atenção é que para Doença de Peyronie, cirurgia é indicada em 3 casos: impossibilidade ou muita dificuldade de penetração para a relação sexual; quando os parceiros reclamam de dores durante a relação devido à curvatura do pênis e aqueles que estão com uma disfunção erétil associada (impotência).

De acordo com a avaliação clínica e ultrassom doppler realizado pelo médico, é que cada técnica será administrada. O procedimento é caso a caso, porque vai ser indicado de acordo com a condição do paciente.

O tamanho da haste peniana do paciente será um fator decisivo na escolha da cirurgia para Doença de Peyronie, mas o grau da curvatura, assim como a instabilidade axial,  também vão interferir na decisão.

Na cirurgia de Peyronie,  no caso de enxertos, poderá ser realizada a abertura das placas fibróticas em múltiplas partes para restabelecer o calibre e o tamanho do pênis no limite dos feixes nervosos, vasos e da uretra.

Muitas vezes, a doença do pênis curvo vai provocar diversas fibroses que vão exigir que as várias placas formadas sejam abertas para alinhamento do órgão sexual durante a cirurgia, além dos ajustes para permitir uma expansão da circunferência do pênis, que também permite restaurar o calibre .

Conheça as técnicas que podem ser utilizadas para cirurgia de Peyronie:

Plicaturas

Quando o paciente tem uma haste longa e uma curvatura pequena, ou seja, menor que 60 graus, a técnica utilizada é mais simples para corrigir a curvatura. Assim, são  realizados pontos  na área sã para fazer uma correção da curvatura.

O pênis será encurtado no lado oposto da curvatura, permitindo que volte a ficar reto. Quando é realizada essa correção, o paciente perde comprimento no tamanho do pênis.

Neste caso, também é preciso que não haja afilamentos ou instabilidade axial do pênis.

Enxertos

Para pacientes de haste média ou curta e curvatura acima de 60 graus, o mais indicado é a técnica de alongamento, que é um pouco mais invasiva que a plicatura. Nesse caso, na parte que ficou curva, a área fibrótica será alongada.

A área da cicatriz é cortada e substituído por um enxerto de tecido. O tipo de tecido depende da avaliação do cirurgião.

O alongamento do lado curto do pênis na cirurgia de Peyronie com enxerto tem o objetivo de restaurar o tamanho e calibre do pênis para uma vida sexual satisfatória.

Próteses penianas

Para pacientes com Doença de Peyronie que têm uma disfunção erétil associada, a técnica indicada é o implante peniano associado com uma cirurgia de alongamento, que poderá envolver enxertos também, porque muitas vezes, quando o paciente não está em plena atividade sexual, o pênis pode sofrer uma afilamento e até mesmo encurtar.

Quando o pênis fica em desuso por cerca de 1 ano e meio, sem estímulos até mesmo de masturbação ou sem ereções matinais, pode sofrer uma atrofia de 0,5 cm até 5 cm proporcionalmente ao tamanho da haste.

A prótese peniana vai permitir que o paciente recupere sua função sexual também de forma plena. São 3 tipos: inflável, semirrígida e articulável.

Para casos de impotência que não funcionaram com medicações, o mais indicado é a cirurgia de prótese peniana. Este tratamento é o que tem o maior grau de satisfação por ser muito eficaz e não ficar dependendo de remédios.

Como ocorre a cirurgia de doença de Peyronie?

O procedimento cirúrgico poderá levar de 1 a 3 horas com sedação e raquianestesia.  Na recuperação da cirurgia de Peyronie, o paciente pode voltar para casa em 12 a 24 horas, em média. O médico fará uma avaliação no mesmo dia do procedimento. Durante 5 dias, o órgão sexual deverá ficar enfaixado.

Caso o paciente não tenha uma profissão que exija grande esforço físico, a volta ao trabalho poderá ser em até 1 semana.

Em 30 dias, o paciente poderá voltar a realizar atividades física. Após a cirurgia, o paciente poderá retomar a vida sexual de forma plena entre 45 a 60 dias.

Conclusão

A cirurgia de Peyronie tem como principal objetivo o restabelecimento da função sexual do paciente. Entra nessa conta, também a restauração do tamanho da haste peniana, que vai proporcionar mais autoestima ao paciente que vem sofrendo com essa patologia.

Mas a principal dica dos profissionais é que os pacientes não deixem os problemas chegarem ao seu ponto máximo para buscar ajuda.

Embora já existam soluções, quanto mais tempo para tratar qualquer problema de ordem sexual, mais consequências desagradáveis poderão fazer parte da vida do paciente.

Veja esse vídeo sobre reabilitação peniana:

Home – Marco Túlio

Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.

Instagram: dr.mtcavalcanti

Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti

www.drmarcotuliourologista.com.br

1 comentário em “Cirurgia de Peyronie: quando optar por essa abordagem?”